Fale Conosco:
Fone: 62 98139.7777
Lacan chama de "Complexo de Desmame" os primeiros 6 meses de vida do ser humano.
O que quer dizer complexo?
Bem, complexos são conjuntos de reações que apresentamos diante de uma nova realidade do meio ambiente. Essa novidade se apresenta como um desafio ao qual a criança deverá aprender a responder para continuar seu desenvolvimento psíquico.
Complexos, portanto, são marcas afetivas que vão orientar para sempre suas ações.
Então já sabemos o que é complexo. E desmame?
Todo mundo conhece a palavra desmame como aquela que indica a interrupção definitiva da amamentação, a suspensão da secreção de leite, a chamada ablactação.
Não estamos aqui falando desse tipo de desmame, mas de um outro que Lacan chama de "um desmame mais antigo, mais penoso e de maior amplitude vital: aquele que, no nascimento, separa a criança da matriz..."
Sim, a nova realidade do meio ambiente à qual o complexo de desmame precisa responder é a perda do mundo intrauterino. O bebê precisa conseguir sobreviver fora do útero materno.
Lacan fala dessa perda do corpo materno como uma "separação prematura da qual provém um mal-estar que nenhum cuidado materno pode compensar".
Separação prematura por quê? Quando uma criança nasce aos nove meses não está prontinha para nascer?
Em muitos aspectos, não. Tomemos o exemplo de outro mamífero: um cavalinho, que já nasce andando, com dentes. O ser humano nasce num estado de dependência muito maior.
Ele, que só conhecia um útero quentinho e confortável, é lançado num outro universo. Ele perde de um só golpe todas as suas ligações: calor, movimento do corpo materno, batimentos cardíacos...
E há como minimizar a violência dessa perda?
Luciene Godoy - Psicanalista